Etiqueta em negócios – Cartões de visita (Meishi 名刺)

A cultura japonesa é cheia de regras, algumas claras, outras que você aprende apenas no dia a dia. Abordagem em negócios não foge da regra, com muitos detalhes importantes, como a forma de apresentação, troca de presentes, small talks, ordem de fala, e cartões de visita. Hoje falamos desse último.

A regra geral do cartão de visita no Japão é que você precisa ter um e é uns dos primeiros passos (senão o primeiro) em uma apresentação. No cartão de visitas, está escrito seu nome, cargo, empresa e dados de contato. Além disso, resumidamente cito:

  • O cartão deve ser entregue com as duas mãos (respeito) e com seus dados direcionados a quem vai receber;
  • O cartão deve ser recebido com as duas mãos (respeito) e deve ser lido na hora. Deve-se atentar a leitura do nome da pessoa;
  • O cartão não pode ser guardado imediatamente (respeito e cuidado), deve ser mantido na mesa ou na mão até o fim da reunião e conversa. Somente aí deve-se guardar o cartão (cuidado).

Ao invés de me alongar sobre o que já foi escrito por muitas pessoas, selecionamos algumas leituras que podem ser úteis para entender esse aspecto cultural.

Links para leitura

  • Alternativa.co.jp – Etiqueta japonesa: saiba como trocar cartão de visita sem dar vexame
  • Veja Online – A importância do Meishi (Cartão de Visita) no Japão
  • Plaza Homes – Japan Business Card Etiquette – Everything an Expat Should Know

Posts relacionados

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *